domingo, 7 de agosto de 2011

Roma

 
Demorou 2 semanas para sair o post sobre Roma. Mas antes tarde do que nunca!
Em 1 ano morando na Itália, já estive em Roma 2 vezes.
Como já escrevi uma outra vez, Roma é uma cidade que sempre te oferece surpresas.
Desta vez, a viagem foi feita de boas e más. Começou com a notícia de uma greve nacional do transporte público e trens. E agora? Como faremos? Agendei essa viagem há 2 meses e agora essa greve? Mas depois de alguns dias, surgiram algumas informações de que alguns trens partiriam, outros seriam cancelados. O nosso, claro, estava na lista dos cancelados, mas conseguimos alterar as passagens para um trem 15 minutos mais tarde.
A outra surpresa foi na volta. A casa de controle da estação Tiburtina, em Roma, pegou fogo, vários trens foram cancelados e todos estavam atrasados. Mais uma vez, claro, o nosso foi cancelado. Fomos orientados a entrar em qualquer trem que partisse para Milão. Conseguimos viajar sentados a viagem toda, mas foi um tal de gente brigando pelo lugar...
Mas apesar de todos esses contratempos, o fim de semana foi ótimo. Foi a primeira vez que estive em Roma no Verão. Esperávamos um clima muito mais quente, mas por sorte estava agradável. No sábado de manhã choveu um pouco e parecia que ia continuar assim por todo o dia, mas o tempo abriu e conseguimos aproveitar bastante. Foi também a primeira vez que estive em Roma com minha mãe, uma viagem que nunca imaginamos fazer juntas, antes que eu viesse morar na Itália.
Andamos o dia todo, revendo muitos pontos famosos (Fontana di Trevi, Piazza di Spagna) e descobrindo outros nem tanto. Tentamos subir na cúpula da Basilica di San Pietro, mas a fila dava voltas e mais voltas para entrar no Vaticano. Pois é, viajar no Verão tem suas desvantagens também… A cidade estava lotada de turistas (o que não muda muito durante o ano), principalmente americanos e brasileiros.
No sábado à noite, deixamos as “senhoras” no hotel e fomos a uma festa dos nossos amigos romanos. Afinal, não tem como ir a Roma e não encontrar nossos queridos amigos Edoardo e Livia. Uma pena que desta vez não tivemos mais tempo para ficarmos juntos.


Edoardo, Davide, Livia, eu e Anna Maria
No domingo minha mãe foi ao Coliseu e fomos encontrá-las na saída, e devo confessar que me surpreendi, como se nunca o tivesse visto, quando saí do metrô e dei de cara com ele assim, grandioso. Demos a volta por trás dele para chegar à saída e a vista do Forum, dali, também é magnífica. Coisas que só Roma pode te oferecer.
Mas confesso que mudei um pouco meu conceito sobre a cidade. Aquela vontade enorme de morar lá não sei se ainda existe. A cidade é linda, animada, plena de cultura. Mas tenho que admitir que Milão é muito mais organizada, o que é muito mais importante para quem vive. O metrô em Roma é sofrível, só duas linhas
que se concentram na região central. A justificativa é que todas as vezes que tentavam escavar para fazer uma nova linha, encontravam sítios arqueológicos e tinham que parar a construção. As linhas de ônibus também não são muito regulares.
O trânsito é caótico (nada comparado a SP, claro), o que faz com que muitas pessoas utilizem motos e scooters para ir trabalhar. E quando você mora numa zona residencial, mas leva 25 minutos da sua casa até
o centro, de metrô, começa a levar em consideração estes prós e contras.
De qualquer maneira, Roma continua ocupando o podium das minhas cidades preferidas no mundo (acompanhada por Rio de Janeiro e Nova York). E a apenas 3 horas de casa, haverá sempre um bom motivo para visitá-la.

Fontana di Trevi

Nenhum comentário: