quarta-feira, 23 de março de 2011

Seção Culinária: Moqueca

Dentre os meus prazeres na cozinha, o maior de todos é servir comida brasileira aos italianos.
Meu cunhado adora mandioca frita; minha sogra, mousse de maracujá (e tudo o mais relacionado à fruta).
Ontem recebi mais um casal de amigos para desfrutar deste prazer. Claudia trabalhou comigo na Genworth e já foi ao Brasil várias vezes à trabalho ou em férias. Já declarou que pretende morar em São Paulo quando se aposentar.
Recebi-os com moqueca de merluza, caipirinha e mousse de maracujá. Felizmente aqui em Milão tem um mercadinho brasileiro onde encontro leite de coco e azeite de dendê. Tem também suco de maracujá concentrado para a mousse, mas o sabor é um pouco mais fraco do que o Maguary. E para a caipirinha, bem, 3 garrafas de cachaça vieram na mudança, e na volta do Brasil trouxemos uma Espírito de Minas. Então, é caipirinha original!
Portanto, nem preciso dizer que eles adoraram tudo! E não tem nada melhor do que elogiarem sua comida, ainda mais se for a comida do seu país!
Aliás, outro caso que me deixou orgulhosa foi o do bacalhau no Natal. Também aprendi a fazer bacalhoada por causa do vegetarianismo do Davide. Fiz no Natal de 2009, pela primeira vez.
Depois que cheguei aqui e vi que o filé de bacalhau era super barato (13€ o kilo), decidi fazer mais uma vez. Convidamos o primo do Davide, Marco, e um amigo que mora com ele, Paolo, para jantarem aqui. Os meninos adoraram, repetiram e perguntaram se o prato era típico brasileiro. Expliquei que era português, mas muito tradicional no Brasil.
Pois bem, quando estávamos combinando o Natal em Bureglio, na casa da mãe de Marco, e eu me ofereci para levar alguma coisa, ela me pediu a bacalhoada, que o filho tinha adorado! Assim que cheguei com a bacalhoada, ela me pediu para separar um pouquinho para o outro filho, que estava na casa da sogra. Além disso, todo mundo que passava lá à tarde para cumprimentar, ela dava um pouquinho para provar. O maior sucesso!!


Bacalhoada antes de ir ao forno

Nenhum comentário: